sábado, 13 de setembro de 2008

Cães e gatos: é possível criar os dois juntos?

Veículo: Portal iTodas

Se você pretende criar as duas espécies em casa e está com medo dos boatos, mostramos que isto é possível, sem muito trabalho e com muita harmonia

Por Raquel Moraes



Essa história que cão e gato não se dão bem é lenda. Ambos animais são domesticáveis, adoram um carinho e são grandes companheiros. Mas como são duas espécies distintas, alguns cuidados devem ser tomados na hora de criá-los juntos – porque esta convivência é possível, sim!

Primeiro: a união fica mais fácil se os dois forem filhotes, mas caso não sejam é só tomar alguns cuidados a mais. Segundo: a seleção da raça também influência. Por exemplo: alguns cães não se dão bem com outras espécies e algumas vezes nem com outros cachorros, e o mesmo ocorre com os gatos.

Para a veterinária do Au Pet Store, Bruna Masiziero, tudo depende do condicionamento do animal. “Caso você já tenha um cão e queira criar um gatinho também, repare se seu cão fica com outros animais e até mesmo com outros cães. Caso ele não tenha problemas com esta convivência, indico ir mostrando aos poucos o gatinho para depois deixá-los juntos”, completa.

Se você já tiver um gato e quer um cãozinho, o melhor é sempre observar e esperar essa amizade ocorrer naturalmente. Caso o felino seja adulto, fique atento: eles não costumam gostar muito das brincadeiras de filhotes de cães, como ficar mordendo.

“Só observe se o felino, incomodado com o novo morador, não deixa de comer ou fazer suas necessidades, pois isso pode prejudicar a saúde dele. Porque neste caso é melhor separá-los em ambientes diferentes e permitir uma aproximação bem mais lenta, respeitando o território do gato”, completa a veterinária e professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, Ana Regina Torro.



Cada um com suas manias

É importante lembrar das principais características de cada animal, para não confundir as coisas e não se surpreender com algumas atitudes. Por exemplo, os bichanos ficam bem sozinhos porque são muito mais independentes, ao contrário dos cachorros.

“Se você quiser viajar em um final de semana basta deixar para o gato ração e água que ele ficará bem. Já os cães, são mais dependentes e não podem ficar tanto tempo sozinhos, pois necessitam de mais atenção”, diz Masiziero.

Os felinos preferem a noite ao dia, e uma vida menos agitada. Os cachorros adoram brincadeiras e passear com os donos, ao contrário dos gatinhos que brincam em alguns horários, comem e dormem. Porém como os cães, adoram correr atrás de bolinhas e brinquedinhos, e amam companhia.

Depois de adaptados, algumas atitudes podem se confundir entre eles, mas a natureza não muda. “As características das espécies se mantêm, embora seja comum vermos um cão aprendendo a se ‘esfregar’ para dar carinho como gato, e por sua vez o gato trazendo a bolinha como um cachorro. Tudo depende do grau de amizade que se estabeleça”, segundo Ana Regina.

Dicas para uma boa convivência

Quando você já tiver os dois amigos em casa, preste atenção nestas dicas para não criar um certo desconforto entre eles e criar problemas para você:

Alimentação

Nunca esqueça que a alimentação deve ser específica para cada um. Ração de cachorro não serve para gato e vice-versa, pois ambos exigem necessidades diferentes que são oferecidas por elas.

O gato come a cada uma hora e o seu prato deve estar à sua disposição o dia todo. Eles preferem que o pote esteja em lugar alto, o que ajuda a evitar que o cachorro o alcance.

Os cães comem duas a três vezes ao dia, e a sua comida não deve estar disponível fora dos horários. Para beber pode ser colocado para ambos, um pote de água.



Evitando ciúmes

A atenção, os carinhos e as escovações devem estar sempre sendo igualmente divididos.

O mesmo serve para a "repressão": caso algum deles faça algo errado, mostre apenas ao que fez a arte que a atitude não está correta - nada de bater no animalzinho.

Na hora de passear

O cão adora passear, tanto de coleira quanto de carro. Já o gato não gosta do controle que a coleira exerce, embora tenham algumas exceções. Para eles é aconselhável utilizar uma caixa de transporte para diminuir o estresse do bichinho.

Cuidados básicos

Para ambos, lembre-se:

- Vacinas e vermífugos anuais

- Anti-pulgas mensais

- Banhos, limpeza de orelhas semanais e escovação da pelugem todos os dias

- Consulte um veterinário que te dará todas as indicações específicas para seu animal.



“Elas até dormem juntas”


A estudante Andresa Mayer, 21, cria em casa as duas espécies, a gatinha vira-lata Sami, de 12 anos, e a cachorrinha golden retriever Luna, de 10 anos e nunca teve problemas em relação à convivência. “ A Sami é três anos mais velha que a Luna. Antes ela convivia com outra cachorrinha que faleceu, por isso quando a Luna chegou ela sentiu um pouco falta e ficou um pouco mais distante. Mas com o tempo isso passou e elas brincam juntas e são muito carinhosas conosco e entre si. Elas até dormem juntas, e nunca brigaram por atenção. São ótimas companheiras e nunca deram trabalho algum”, completa.


Um último toque

Adaptá-los não é uma tarefa difícil, e logo isso se torna óbvio. A criação exige apenas muita paciência, bom senso, carinhos com eles e muito respeito!




Consultoria:

- Ana Regina Torro – veterinária e professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS)
Site: www.facis.edu.br

- Bruna Masizieiro - Au Pet Store
Site: www.aupetstore.com.br/


Fotos: Photodisc / GettyImages
Stockbyte / GettyImages

Nenhum comentário: